Investir em tecnologia em tempos de crise?

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A atual crise econômica no Brasil vem assustando a todos, muitas empresas estão entrando em período de recessão e cortando custos de toda forma, no entanto é importante não se fechar para os investimentos em recursos que podem manter e melhorar a receita da empresa. Em tempos de crise é fundamental não só fazer a aquisição de novos clientes, manter os antigos clientes é imprescindível.

Todo investimento deve-se levar em consideração o custo x benefício, para calcular os riscos, ao passo em que muitas empresas estão trabalhando com suas receitas reduzidas e diminuição da mão de obra, isso resulta em menos funcionários e menos qualidade de serviço, aumentando assim as chances da perda de clientes.

Para julgar se é realmente necessário o investimento, deve-se analisar 4 fatores principais:

1 – Tempo / agilidade / redução de erros:

No mundo dos negócios existe um ditado que diz que tempo é dinheiro, portanto todo o tempo que se perde desempenhando tarefas manuais é crucial para desenvolver alguma outra atividade mais importante, além de acabar com erros manuais é possível reduzir a quantidade de funcionários que desempenham trabalho manual, permitindo realocá-los em outras funções.

Ex: Emissão de cobranças, nota fiscal, emissão de comunicados, são atividades que demandam muito tempo de uma empresa que não possui um sistema informatizado.

2 – Economia com gastos desnecessários

Gastos com papel e taxas de serviço de postagem são custos comuns em empresas sem sistema informatizado. É cada vez mais comum as empresas que investem em tecnologia adotarem a internet como recurso para emissão e envio de cobranças aos seus clientes, muitas empresas já utilizam o recurso da conta verde (termo utilizado para emissão de cobranças sem a necessidade de impressão e envio pelos correios).

3 – Marketing

O marketing é fundamental para qualquer empresa, todas precisam vender produtos ou serviços e para isso a tecnologia e a internet são ferramentas indispensáveis para exercer o trabalho de marketing. Todas as empresas precisam ter um website para ter referência na internet, hoje em dia todos estão o tempo todo conectados e por isso um website é algo indispensável.

4 – Satisfação do cliente

Para manter a satisfação de um cliente é preciso cuidar do pós-venda, todas as ferramentas que puderem ser usadas para manter a satisfação do cliente com seus produtos e serviços devem ser usadas.

Ex: pesquisa de satisfação, agilidade no atendimento, isenção de transtornos e reconhecimento são fatores que costumam fidelizar um cliente.

Com base nos fatores citados, concluímos que a empresa que investe em tecnologia tem um diferencial contra as concorrentes que não investem. Qualquer investimento que possa melhorar a relação com os clientes e ajudar a conquistar novos, com certeza deve ser cogitado.

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